Regulamento


R E G U L A M E N T O

Será obedecida às regras oficiais vigentes na Federação Paulista de Futsal ressalvando-se os dispostos nos demais artigos deste regulamento.


I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES


Art. 01 - Este Regulamento é o conjunto de disposições que regem os jogos de futsal Oficial.

O regulamento aborda aspectos relativos a organização, formas de disputa, arbitragem, premiação, enfim, disciplina de modo geral toda a sistemática do campeonato e constitui-se no documento oficial de orientação para as equipes.

Art. 02 - As equipes inscritas serão consideradas conhecedoras das Leis Esportivas, Regras Oficiais, Estatuto do Torcedor e Código Disciplinar, bem como, deste Regulamento, e assim, se submeterão sem reserva alguma, a todas as conseqüências que dele possam emanar.

II – DA ORGANIZAÇÃO


Art. 03 - O Campeonato, é promovido PELO 4º MÓD. DE QUÍMICA que representa a Comissão Organizadora, com a participação e supervisão do Prof. WASHINGTON, tendo o apoio do GREMIO ESTUDANTIL para a realização.

III – DOS OBJETIVOS

Art. 04 - O evento tem por objetivo principal, união do povo da ETEC/Fatec e o amor ao próximo, desenvolver o intercâmbio social desportivo, estabelecer uma União Segura e Sadia entre os participantes, exaltando a Deus com prática desportiva como instrumento de personalidade, caráter e cidadania.


IV – DA PARTICIPAÇÃO


Art. 05 - O Campeonato de Futsal terá a participação das salas da ETEC/FATEC, as quais jogarão uma Eliminatórias em dois(2) jogos. Classificando a que somar mais pontos nos dois(2) jogos, em caso de empate o critério de desempate será saldo de gols, cartões amarelo e cartões vermelhos. e disputarão a fase semifinal e final.        
                       

V – DAS INSCRIÇÕES



Art. 06 - As equipes poderão inscrever no máximo 10 (dez) Atletas. Não poderá ser inscritos jogadores á partir do 1º jogo.


Art. 07 - As inscrições de atletas e dirigentes, serão confirmadas mediante relação de nomes na ficha de inscrição fornecida pela Comissão Organizadora, a qual deverá ser preenchida nitidamente, e assinada pelos atletas, comissão técnica.

COMISSÃO ORGANIZADORA


  • Cada equipe participante deverá formar uma Comissão Organizadora. Técnico Massagista, Representante. Tendo um dos representantes direito a voto na Comissão Disciplinar.

  • A equipe deverá comparecer ao local da partida com antecedência de 15 minutos da hora determinada na tabela dos jogos e estar devidamente uniformizada.

  • Os atletas poderão ser substituídos durante a partida e com possível retorno.



Art. 08 - Será facultativo a presença dirigente (treinador/representante ou massagista) no banco de reservas. Na ausência do dirigente, qualquer atleta inscrito, poderá ficar no banco somente como dirigente, e senão houver dirigente, não tem problema o capitão assume a responsabilidade.

VI – DA IDENTIFICAÇÃO DOS ATLETAS E DIRIGENTES


Art. 09 - Os atletas e dirigentes deverão apresentar obrigatoriamente para participar da partida, Carteira de Identificação, ou documento oficial com foto. Sob pena de não participar da partida.

Art. 10 - Não será permitido permanecer no banco reserva trajando: camisa sem mangas e chinelo.

VII – DOS  JOGOS


Art. 11 - Os jogos terão a duração de 20 x 20 (vinte) intervalo de 5 minutos.

Art. 12 - Horário dos jogos: Os jogos deverão obedecer ao horário fixado na tabela, sendo permitida uma tolerância de 10 (dez) minutos para cada jogo.


Art. 13 - É vedado o início de uma partida sem que as equipes contem com um número mínimo de 4(quatro) atletas, nem será permitido sua continuação ou prosseguimento se uma das equipes ou ambas, ficarem reduzidas a menos de 4 (quatro) atletas.

Art. 14 - Será facultativo o uso de caneleiras.


Art. 15 - A equipe que figurar à esquerda da tabela, será a mandante do jogo, ficando a mesma responsável pela troca de uniforme, se necessário, cabendo a arbitragem esta determinação.

Art. 16 -         A Comissão Organizadora será responsável pelo controle dos cartões amarelo e vermelho. Sendo que, os cartões amarelos serão zerados á fase seguinte.
P.Único-         Os atletas e/ou dirigentes expulsos, deverão cumprir suspensão automática. .
A cada 3 (três) cartões amarelos, , o atleta deverá obrigatoriamente cumprir uma partida de suspensão automática, sob pena de perderem os pontos da partida a equipe infratora.    
O cartão vermelho não elimina os cartões amarelos.


VIII – DA CLASSIFICAÇÃO


Art. 18 - Contagem de pontos ganhos:
               Vitória. . . . . . . . . .   3 pontos
               Empate. . . . . . . . . .  1 ponto
               Derrota. . . . . . . . . .  0 não soma ponto
               Derrota (WO). . . ..  1 ponto negativo(- 1)


IX – CRITÉRIOS PARA DESEMPATE


Art. 19 - Ao término da fase de classificação (1ª FASE), será conhecido como melhor colocado, a equipe que somar o maior número de pontos ganhos, e assim sucessivamente na ordem decrescente.
   Em caso de empate será da seguinte forma:
               a) Confronto direto (em caso de empate entre duas equipes);
               b) Maior número de vitórias;
               c) Maior saldo de gols durante a fase classificatória;
               d) Menor número de gols sofridos durante a fase classificatória;
               e) Maior número de gols assinalados durante a fase classificatória;
               f) Menor numero de cartão vermelho;
               g) Menor numero de cartão amarelo;
               h) Sorteio, com a presença dos representantes das equipes envolvidas.

Art. 20-
               Primeiro versus quarto                                          Quarto versus primeiro
               Segundo versus terceiro                                        Terceiro versus segundo        





Art. 21-  Na fase final, as equipes perdedoras disputarão a terceira colocação Os vencedores, disputarão o título, na seguinte ordem:



Perdedor 2º jogo                                          X                  Perdedor 1º jogo                                   
              
Perdedor 1º jogo                                          X                  Perdedor 2º jogo                                   

Vencedor 2º jogo                                         X                 Vencedor 1º jogo                                   
              
Vencedor 1º jogo                                         X                  Vencedor 2º jogo                                              

P.Único- Nas fases: semifinais e finais  devido a necessidade de haver uma equipe vencedora, se houver empate durante o tempo normal, será em penalidades máximas .

X – DA DISCIPLINA

PUNIÇÕES:

Toda e qualquer infração cometida, seja esta disciplinar, regulamentar ou de qualquer outra natureza por pessoa envolvida ou não com a competição, (torcedores), chingamentos, será encaminhada a Comissão Disciplinar para que sejam aplicadas as penalidades cabíveis.


Art. 22 - A Com. Organizadora preservará o direito de cancelar / suspender o registro de atletas e dirigentes, que no decorrer da competição se conduzir de forma indigna perante todos: companheiros, adversários, público, autoridades, qualquer que seja o local.

Art. 23-  Agressão Física: No caso de agressão de física, o infrator estará automaticamente eliminado da competição.

XII – DOS RECURSOS


Art. 24 - Os possíveis recursos, deverão ser impostos perante a Comissão Organizadora, até o segundo dia útil da partida, juntando provas de irregularidade contra a qual recorre.

Art. 25 - Os recursos não terão efeito suspensivos.

XIII – DA PREMIAÇÃO


Art. 26 - Serão oferecidos troféus e medalhas de posse definitiva e imediata até o 3º colocado, bem como, troféus para os artilheiros, goleiro menos vazado.

XIV – DO NÃO COMPARECIMENTO


Art. 27 -         A equipe que deixar de comparecer para a realização de uma partida, ocasionando (WO), deverá justificar-lo antecipadamente o não comparecimento, sob pena de até ser eliminada da competição será punida com (-1) pontos na classificação geral, e sendo cobrado um valor de R$ 10,00 (dez reais).
P. Único -       Caso a equipe seja eliminada, todos os resultados obtidos serão desconsiderados, passando a prevalecer o placar de 5 (cinco) tentos à zero em favor dos adversários, porém, deverão permanecer para efeito de estatística os gols sofridos e assinalados pelos atletas.


P.UNICOToda equipe terá obrigatoriamente que pagar um valor de R$ 50,00(cinqüenta reais), que será para pagar a arbitragem no decorrer da competição.

XV – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS


Art. 28 - A equipe que solicitar transferência da partida, ficará responsável pelo pagamento total da Taxa de Arbitragem, no valor de R$- 25,00 (Vinte e cinco Reais).
C U M P R A – S E.

   Araçatuba, 23 de Agosto 2012





4º módulo de Química B                  Comissão Organizadora

APOIO SECRETARIA ETEC







André Luis (Déh) TEL: 96069363
Rui Dias               TEL: 96616455












INTERCLASSE  ETEC/FATEC

Realizaremos o interclasse nos período de 01/09 á 29/09 de 2012 sendo em 5 finais de semana.

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